Vale mesmo a pena estudar durante o verão no Canadá?

Amanhã começam as provas que encerram o semestre aqui no Canadá, portanto, já é tempo suficiente para fazer um questionamento se realmente vale a pena estudar durante o verão. Este post é destinado, principalmente, aquelas pessoas que tem interesse em fazer uma Faculdade/Universidade no Canadá, mas que estão em dúvida de quando é o melhor momento para começar.

Vale lembrar que as escolas, em geral, entram de férias neste período do ano, portanto, os alunos tem aulas até Junho e retornam somente em Setembro. Como escolhi fazer um curso intensivo para finalizar em um período menor, tive aulas normalmente durante o verão e, por este motivo, apresento uma lista das vantagens e desvantagens de estudar nesta época do ano:

DURAÇÃO DO CURSO

Como expliquei anteriormente, os cursos de verão normalmente fazem parte dos programas intensivos, ou seja, você tem a possibilidade de concluir o curso em um período de tempo menor. No meu caso, por exemplo, concluirei em 16 meses um programa que levaria 2 anos. Vejo que esta opção é muito procurada por aqueles estudantes que, assim como eu, já não são mais tão garotinhos assim e querem entrar para o mercado de trabalho o mais rápido possível.

TEMPERATURA MÁXIMA

Piscina do Vizinho
Enquanto uns estudam, outros se divertem!

Já comentei outras vezes por aqui que no Canadá também faz muito calor. Nas últimas semanas a sensação térmica atingiu a casa dos 40 graus por diversas vezes. Não é uma tarefa fácil ir para a faculdade todos os dias e depois ainda ter que passar horas comprometido com os trabalhos e atividades, sabendo que os seus vizinhos estão curtindo a piscina, seus amigos canadenses estão acampando, fazendo esportes aquáticos ou relaxando em alguma praia paradisíaca no Caribe e você está aqui, respondendo um questionário de economia e tentando entender porque  a inflação está alta e o PIB tão baixo.

TRABALHO DE VERÃO

Outro ponto importante que merece ser ponderado na hora de escolher um curso aqui no Canadá é que quem vem com status de estudante, pode trabalhar até 20 horas por semana durante os períodos de aula e, em horário integral durante as férias de verão. Sendo assim, quem decide estudar durante a estação, perde a oportunidade de juntar uma graninha para pagar o próximo semestre. É muito comum as empresas oferecerem vagas para os estudantes durante este período, o que acaba sendo um benefício para aqueles que buscam a primeira oportunidade aqui no Canadá.

TAXAS DA FACULDADE/UNIVERSIDADE

Além de não poder trabalhar em período integral, o estudante que opta por fazer um curso intensivo tem que pagar em 1 ano aquilo o que demoraria quase 2 para pagar caso a duração do programa fosse normal. Em outras palavras, quem pensa em vir para fazer um curso assim, tem que se preparar muito antes de sair do Brasil para não passar dificuldades e ter que abandonar o curso pela metade.

MUDANÇA DE PROFESSORES

Este último tópico, na minha opinião, juntamente com o anterior, está entre os fatores mais importantes na decisão de quem pretende vir estudar por aqui. Eu não sei, no entanto, se esta é a realidade de outras faculdades aqui no Canadá, mas falarei baseado na minha experiência no Mohawk College. Como as férias dos professores também acontecem durante os meses de verão, os cursos da faculdade foram divididos em duas etapas. Durante as primeiras 7 semanas, tivemos aula com um grupo de professores que tiveram que cumprir rigorosamente um cronograma para conseguirem apresentar todo o material que fazia parte daquela metade do curso. Depois das provas do meio do semestre tivemos uma semana de descanso e na volta, já tínhamos outro grupo de professores para dar continuidade ao conteúdo iniciado pelos anteriores. Foi um tal de: “vocês já aprenderam isso?”, “o professor anterior chegou até este ponto?”. No final tudo deu certo, mas é bem estranho mudar tão radicalmente em um curto espaço de tempo. Em alguns casos a mudança foi para melhor, em outros nem tanto, mas posso dizer que a qualidade do programa não foi muito afetada.

É bem importante dizer que a decisão de estudar ou não durante o verão é bem pessoal, portanto, cabe a cada estudante analisar criteriosamente todos os itens e então decidir aquilo o que é melhor para a sua realidade. No meu caso, posso concluir que o tempo é o mais importante, portanto, mesmo que a minha vontade de me jogar na piscina seja muito grande, preciso me concentrar aqui nos estudos para terminá-los o mais rápido possível. E por falar nisso, está mais do que na hora de pegar os livros e me preparar para as provas desta semana.

DSC06238

Até a próxima pessoal!

3 comentários

  1. […] Quem me acompanha aqui há mais tempo, ou leu os meus posts da época em que fui estudante de College, provavelmente se lembra que eu fiz um curso de 2 anos, mas que optei pelo programa intensivo – o fast track como é chamado por aqui. Já escrevi um post, inclusive, falando sobre este assunto aqui. […]

    Curtir

Deixe um comentário