College no Canadá: é necessário fechar com uma agência?

Os últimos posts que temos publicado aqui tem sido baseados em algumas das principais perguntas que recebemos aqui no blog ou em nossa página no Facebook. Uma dessas perguntas que recebemos com frequência e que me surpreendeu bastante, foi se nós utilizamos alguma agência no Brasil na época em que fechamos com o college e aplicamos para os nossos vistos.

Já respondi diretamente para os leitores que nos perguntaram, mas como sei que é um assunto que pode interessar a mais pessoas, achei interessante criar um post para facilitar a vida de todos.

Eu disse anteriormente que essa pergunta me surpreendeu, pois confesso que em momento algum me passou pela cabeça, naquele época, utilizar os serviços de alguma empresa especializada no assunto.

Obviamente fazer todo o procedimento por conta própria exige uma disciplina muito maior, afinal, é preciso reunir todas as informações e documentos necessários, para não correr o risco de atrasar o processo, ou pior, ter o visto negado por falta de documentação.

Quando apliquei para o Mohawk College, todo o processo foi diretamente com a escola. O primeiro passo foi acessar o site, na sessão de estudantes internacionais, conforme demonstra a figura abaixo:

Site Mohawk

Uma vez que já estava na área de estudantes internacionais, entrei na sessão de futuros estudantes e a partir daí devorei cada informação que lá estava disponível.

Site Mohawk 2

É possível ver quais os documentos necessários, quais o cursos disponíveis para estudantes internacionais, qual o prazo de duração de cada um deles, as datas de início das turmas, etc.

Quando as informações não estavam tão claras, ou que ainda não respondiam plenamente as minhas dúvidas, eu enviava por email e aguardava um contato de algum representante da escola. Posso garantir que o retorno sempre aconteceu. Normalmente eles trabalham com um prazo de 48 horas para responder estas dúvidas e sempre foram muito solícitos quando precisei confirmar alguma informação. Caso você tenha interesse de enviar um email ao college, clique aqui.

Outra dúvida que as pessoas tem é em relação os valores cobrados por cada um dos semestres. Confesso que o site algumas vezes acaba te direcionando para o lugar errado e você encontra os valores cobrados dos estudantes domésticos, que são infinitamente mais baixos do que o dos estudantes internacionais. Por este motivo, também achei interessante já deixar o caminho disponível aqui no blog, assim tenho certeza de que vocês terão as informações corretas antes de aplicarem.

Já as informações a respeito do visto, tanto de estudante, quanto de trabalho, conseguimos diretamente no site Citizenship and Immigration do Governo Canadense. É importante que os interessados leiam com muita atenção todas as informações relacionadas ao tipo de visto que estão interessados. Fiquem atentos também aos prazos, pois tenho notado que está demorando mais agora do que costumava na época em que nós fizemos o nosso processo. Vejo que o número de pessoas interessadas em morar no exterior aumentou e com isso, também os prazos, portanto, não deixe para a última hora.

Bem, acho que respondi a pergunta que deu início a este post. Acredito que é totalmente possível fazer todo o processo por conta própria, desde que você tenha certeza de que se dedicará para isso. Se não está totalmente confortável com o seu inglês e poderá deixar passar informações importantes por conta disso, melhor recorrer à ajuda de um profissional. O importante é fazer a coisa certa!

Espero ter ajudado! Agora voltarei aos meus estudos, afinal essa semana será inteira de provas!

Um abraço a todos e até a próxima!

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s