Projeto 6 on 6 Canada – Fevereiro 2021 – 6 produções culturais Canadenses

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é img_3088.jpg

O tema do Projeto 6 on 6 Canada desse mês é daqueles que desperta demais o meu interesse, e portanto, eu escrevo com o maior entusiasmo. Hoje eu e as minhas companheiras de projeto (o link para o blog delas está no final desse post) falaremos sobre produções culturais Canadenses, seja na televisão, cinema, teatro ou na música. Quem acompanha os meus posts aqui no Blog já viu que eu gosto de falar sobre filmes e séries que são filmados aqui na cidade de Hamilton. Tenho um post inteiro indicando quais são essas produções, além de ter escrito 2 posts falando sobre a série The Umbrella Academy, que teve as duas primeiras temporadas filmadas por aqui. Para ver os posts, clique aqui e aqui.

Infelizmente não tenho fotos originais para ilustrar cada uma das 6 produções, mas contei com a internet para as fotos que eu não tinha, e divulgarei as fontes de onde as peguei. Eu não poderia deixar de postar sobre algumas dessas produções somente porque eu não tinha uma foto batida por mim. No way!!! Vejam abaixo a minha lista:

TelevisãoSchitt´s Creek

11 Things You Might Not Know About Schitts Creek
Credito da Foto: Usmagazine.com

Começo falando que eu adoraria ter ido tirar uma foto na frente desse motel, que fica localizado na cidade de Orangeville, ON, a mais ou menos 130km daqui de Hamilton, mas não fui por causa da pandemia. Ainda irei, pois além dessa série, o motel também já fez parte da Umbrella Academy, então preciso passar por lá.

Mas o motivo de eu começar essa minha lista falando sobre Schitt´s Creek, não é somente porque a série foi filmada na cidade de Toronto (cenas de estúdio) ou em Goodwood (para a cenas externas), mas porque eu considero essa produção, uma das melhores coisas que já assisti na televisão.

Comecei a ver Schitt´s Creek de forma bem despretensiosa. Já sabia que tinha sido filmada no Canadá, mas não imaginava que o elenco era praticamente todo composto por Canadenses (alguns com dupla cidadania), e que a equipe de produção é toda daqui. Também não imaginava, acima de tudo, que os personagens fossem tão ricos e tão bem escritos, daqueles que a gente vai criando laços no decorrer da série, e torce por eles como se fossem pessoas que fazem parte do nosso convívio.

Já assisti a série duas vezes, e em dias que estou sem nada para fazer, fico com vontade de ver de novo. No meu Facebook, vira e mexe aparece algum vídeo com cenas da série, e eu sempre paro para assistir.

Schitt´s Creek teve a sexta e ultima temporada exibida em Abril de 2020, e naquele mesmo ano, eles ganharam os Emmys (Television Academy) praticamente em todas as principais categorias. Hoje fiquei sabendo que eles também receberam 5 indicações para o Golden Globe que acontecerá no dia 28 de Fevereiro. Ficarei aqui na torcida, com toda certeza.

Apenas para contextualizar, a série gira em torno da família Rose, que perde toda a sua fortuna, e acaba tendo que se mudar para um motel de beira de estrada em uma cidadezinha no fim do mundo chamada Schitt´s Creek. Nem preciso dizer que essa família passa por um longo processo de aprendizado, tendo que se adaptar à essa nova realidade, sem dinheiro e dividindo um quarto nesse motelzinho de gosto bem duvidoso. Acontece que no decorrer desses 6 anos morando em Schitt´s Creek, muita coisa acontece, e aquelas pessoas que chegaram lá detestando a cidade, vão amadurecendo e estabelecendo laços com o povo local. Só digo uma coisa: assistam essa série se vocês tiverem a oportunidade. Espero que gostem tanto quanto eu gostei!

Teatro Come From Away

A segunda produção da minha lista está completando 1 ano que assisti, e como gostei tanto, comecei a escrever um post sobre ela enquanto ainda estava dentro do trem da GO Transit voltando para casa.

O musical que depois virou um Show da Broadway, foi inicialmente produzido pelo Sheridan College na cidade de Oakville, e somente 2 anos depois é que acabou sendo levado para New York, onde virou um grande sucesso de bilheteria.

Convido a todos a lerem o meu post em que faço a revisão da peça, e conto um pouco da história e de que forma ela me emocionou naquela época. Mal sabia eu que pouco mais de um mês depois que assisti a peça em Toronto, a pandemia chegaria para fechar toda a cidade. Fico feliz por ter tido a oportunidade de ver essa produção tão significativa para o povo canadense, que mostrou ao mundo o quanto as pessoas lá de uma pequena cidadezinha de Newfoundland abriram os braços (e as suas casas) para os desconhecidos, enquanto todos sofriam com os atentados de 11 de Setembro de 2001.

O Musical Come from Away ficará para sempre registrado na minha memória.

Literatura – The Handmaid´s Tale

Crédito: Amazon.ca

Antes mesmo de virar um sucesso na televisão, o livro The Handmaid´s Tale foi publicado em 1985. A escritora Margaret Atwood, nascida na cidade de Ottawa, foi quem deu vida aos personagens.

Como não li o livro, nem assisti ao seriado já que não sou assinante do canal Crave TV, não ficarei aqui fazendo de conta que sei sobre o que a história se trata, muito menos recomendando para vocês leiam ou assistam.

Minha intenção em postar aqui foi para reconhecer o quanto a série está fazendo sucesso, e acho importante que uma história escrita por uma Canadense tenha conquistado muitos outros países do mundo.

O mesmo aconteceu com o livro Anne of Green Gables da escritora Lucy Maud Montgomery, mas tenho certeza que pelo menos uma das minhas companheiras de projeto falará sobre essa obra. Não deixem de conferir os perfis delas.

Cinema – My Big Fat Greek Weeding (O Casamento Grego)

Image result for my big fat greek wedding
Crédito: HBO MAX

Essa comédia romântica de 2002 foi indicada ao Oscar de Melhor Roteiro Original, e segundo a Wikipédia, durante 14 anos, foi o filme com a melhor arrecadação financeira nessa categoria.

Embora a produção não tenha sido 100% Canadense, e algumas cenas tenham sido gravadas em Chicago, onde a história se passa, o que me chamou atenção foi o fato de que a obra foi inspirada na experiência da autora e atriz que protagoniza o filme, e da sua família de Winnipeg. Nia Vardalos nasceu no Canadá, e no filme, ela conta a história da sua família grega, e a dificuldade que eles tiveram em aceitar o relacionamento dela com um homem de origem não grega.

Aqui em Toronto, as filmagens aconteceram no bairro Greektown e também na Ryerson University. O filme teve uma continuação lançada em 2016, no entanto, não atingiu o mesmo sucesso do primeiro.

Música – Shania, Celine e Michael

Sei que no Projeto 6 on 6 nós normalmente postamos 6 fotos e falamos sobre elas, mas nesse caso eu tive que compartilhar esse vídeo, já que em 2018 eu tive a oportunidade de ir a um show, aqui mesmo em Hamilton, da cantora country Shania Twain que sempre admirei.

Ela é Canadense, nascida em Windsor (de acordo com a Wikipedia), mas foi criada na cidade de Timmins, Ontário. É cantora e compositora, já vendeu milhares de discos, e ganhou muitas premiações no mundo da música.

Teve altos e baixos na carreira, e momentos em que chegou a abandonar a música para tratar de problemas de saúde. Ter a oportunidade de ver esse show aqui na minha cidade, a menos de 5 minutos da minha casa, foi sensacional.

A mulher canta demais. É meio diva, tenho que admitir. Faz o show com uns puta sapatos altos, e uns vestidos longos, e fica com a maior dificuldade para caminhar no palco, andando igual uma patinha, mas canta que é uma loucura. Meu ingresso, obviamente, era lá no alto do estádio, mas com a ajuda do telão, consegui ver tudo. Shania Twain é um exemplo de Canadense que conseguiu mostrar o seu talento para o resto do mundo, e é justamente por isso que ela faz parte dessa minha lista de hoje.

Ainda falando em Diva, em Dezembro de 2019 eu fui ver um show da Celine Dion, parte da turnê Courage World Tour, que passou aqui por Toronto. Nunca fui um fã dela, e, assim como muitos de nós, conheci o seu trabalho na época do filme Titanic. Acabei aceitando ir ao show mais para fazer companhia, do que para minha própria diversão, mas não me arrependo de nem um centavo que gastei para ver esse show. She killed it!!! A mulher merece todo o sucesso que tem, e o show foi sensacional!

Para quem não sabe, Celine Dion nasceu em uma cidade no Quebec, e por dominar os dois idiomas, ela também tem discos gravados em francês.

E para finalizar essa parte musical desse post, tenho que falar desse outro camarada que fui assistir em julho de 2019. Michael Bublé, nascido em Burnaby, BC, é outro cantor de sucesso internacional, que leva o nome do Canadá para outros lugares do mundo. Sempre quis ir em um show dele, e, enquanto morava no Brasil, nunca consegui comprar ingressos, já que eles esgotavam em questão de segundos. Aqui, acabei tendo que ir para a cidade de London para conseguir ver, e a experiência valeu muito a pena. O cara interage o tempo todo com a plateia, e as vovozinhas com certeza saem de lá apaixonadas por ele.

Existem muitos outros nomes da música Canadense que conseguiram ultrapassar as fronteiras, mas esse trio que citei, e pude vê-los pessoalmente, são o top 3 da minha, sem dúvida alguma.

Artes em Geral – SuperCrawl Festival

Supercrawl logo
Crédito: Supercrawl.ca

E para encerrar esse post, é claro que eu tenho que falar da minha cidade. Todos os anos, desde 2009 (com exceção de 2020, obviamente) acontece um festival no mês de Setembro chamado SuperCrawl. Esse festival que reúne um pouco de tudo: música, artesanato, artes plásticas, literatura, teatro, moda, todo ano movimenta o turismo aqui da cidade.

São montados vários palcos na James Street North, e algumas das suas travessas, e as ruas são fechadas para o tráfego de veículos. Artistas de rua dividem o espaço com barraquinhas de comércio e também com food trucks, e a festa, que normalmente começa na sexta-feira e termina no domingo, arrecada milhões para a economia da cidade de Hamilton.

Em 2021 provavelmente não teremos novamente, mas espero que assim que possível, o festival volte com tudo, e que a cidade seja novamente invadida pela música e animação que ele traz.

E vocês, tem alguma produção ou artista Canadense que vocês são fãs? Escreva para mim nos comentários.

Agora não deixem de visitar os demais blogs participantes do Projeto 6 on 6 Canada para ver quais foram as produções que ela comentaram.

Priscila – Victoria – Embarque com a Pri

Mariana – Calgary – Mariana Day Blog – De bem com a vida no Canadá

Gabriela – Toronto – Gaby no Canadá

Nanda – Ottawa – Sala da Nanda

Thaís – New Westminster – Viajadora

6 comentários

  1. Reinaldo, amei o post. Quanta dica bacana! Vou assistir o seriado Schitt´s Creek com certeza. Também achei demais a dica do teatro. Se eu tiver a oportunidade irei prestigiar. Sabe, tava com receio que esse tema de ficarmos todos batendo na mesma tecla, mas serviu para abrir um leque de opções diferentes. Um abraço, Nanda

    Curtir

    • É verdade Nanda. Os posts até tiveram algumas indicações similares, mas a forma como cada um aborda o tema é tão única, que mesmo se tivéssemos todos feitos as mesmas 6 indicações, acho que teria ainda assim ficado bem diferente. Muito bom esse projeto!!!

      Curtir

  2. Amei Reinaldo! Sobre a Shania eu fui em um hotel em Huntsville e tinha um monte de fotos de uma mulher cantando e ai quando li vi que era ela: que antes da fama ela cantava no restaurante…. E fiquei curiosa para ver essa série. E tbem sou louca para ver esse espetáculo da Broadway! Amei sua lista!

    Curtir

    • Acho tão legal ver de perto essas histórias dos artistas antes da fama. Assim que as coisas voltarem ao normal, se você tiver a oportunidade vá ver Come From Away. A história é muito linda, principalmente por sabermos que foi baseada em fatos reais.

      Curtir

Deixe um comentário