Sobre vocês

Temos notado nos últimos dias que o blog Vivendo em Hamilton está aos poucos atingindo o seus principais objetivos. O primeiro deles, de estabelecer uma conexão direta com nossas famílias e amigos, está ganhando cada vez mais novos adeptos. O segundo, tão importante quanto o anterior, que é de disponibilizar informações para as pessoas que também tem interesse de, assim como nós, recomeçar a vida longe de sua terra natal, também está crescendo a cada dia.

Assim, queremos saber também um pouco mais sobre vocês, nossos leitores. É importante para nós saber de onde vocês são e como conheceram o nosso blog. Além disso, escrevam também quais temas mais interessam a vocês e assim podemos continuar trazendo informações e contribuir, cada vez mais, com todos aqueles que acompanham as nossas aventuras.

27 comentários

  1. Olá, me chamo Camila, tenho 31 anos e meu marido se chama Gabriel, 32 anos. Também temos uma cachorrinha, que se chama Mimi.
    Há um ano temos pesquisado sobre o Canadá e já reunimos todas as informações necessária para tomarmos nossa decisão.
    Temos já a decisão sobre o college ( george brown em Toronto), informações sobre processo de imigração, custo de vida, etc etc etc…
    Gostei do blog de vocês pois me identifiquei com a escolha que vocês fizeram e pelas características semelhantes comigo.
    Eu muitas vezes oscilo entre a vontade louca de ir e o medo descontrolado!!
    Não sei como foi o processo de decisão de vocês, mas, se puderem compartilhar eu ficaria feliz.
    No meu caso, a idade pesa na minha mente, tenho 31 anos! Penso na possibilidade de ter filhos e se isso seria possível durante todo o processo de imigração, já que EU FARIA O COLLEGE, e meu marido iria trabalhar.
    Penso no dinheiro que gastaríamos, na distância e falta de convivência com a família, enfim…tudo isso que vocês já devem saber, rs.
    Como isso é visto por vocês?
    Vocês também pretendem imigrar?
    Como está este processo ?
    Desculpe se estou sendo inconveniente, mas estou meio desesperada porque não consigo tomar a decisão de ir, mas a decisão de ficar também não me deixa feliz.
    Se puderem me ajudar, dando apenas a opinião de vocês seria muito bom pra mim.
    Um grande abraço e que Deus os abençoe muito.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Camila e Gabriel. Em primeiro lugar quero agradecê-los por terem inaugurado a sessão “Sobre vocês” aqui do blog. É importante para nós sabermos quem são nossos leitores, e principalmente, se estamos na direção certa. Uma coisa que me chamou atenção na sua fala é o fato de sentir medo. Ter medo é parte do processo sim. As pessoas que têm este medo são mais ponderadas nas escolhas. Me preocupo com as pessoas que se jogam de cabeça e acabam fazendo as escolhas erradas. Por isso, leve o tempo que precisar, mas venha com a certeza de que vocês queriam vir. Nós temos a intenção de ficar por aqui sim, mas decidimos viver um dia de cada vez. Quanto à idade, não se preocupe tanto com isso. Ainda tem bastante tempo pela frente. Pense que o college leva dois anos e depois disso você precisa trabalhar pelo menos um ano, para dar entrada no processo de imigração. Assim, pelos próximos 3 anos terá muito com o que se preocupar. Ficaremos aqui torcendo para que vcs decidam vir e que tenham muita sorte nas suas escolhas. Continue nos acompanhando e vamos trocando experiências por aqui. Até mais!!!

      Curtir

    • Camila, fique calma!
      Eu tenho 35 anos e um filho de 3 anos! Vamos largar tudo sem olhar para trás!!! Até penso na possibilidade de ter outro filho, mas só quando terminar o College (2017). Só que, com quase 38, não sei se terei mais a empolgação de começar tudo de novo. Mas se fosse meu primeiro filho eu não pensaria duas vezes!!!! Pense nas vantagens que você terá em serviços públicos como educação e saúde (comparados ao Brasil). Serão bem melhores e você poderá ter seus filhos tranquilamente! Sem falar no quesito segurança. Obviamente não estou indo morar no paraíso, mas é uma chance que estou dando para meu filho de ter um futuro melhor. Estou na fase de decisão em qual college apilcar e George Brown é um deles. Você tem que estar muito certa do quer e ter uma boa poupança para não ter surpresas, pois com certeza os gastos serão grandes e pense na possibilidade de vocês não conseguirem um emprego rápido. Se informe mais, tem blogs excelentes como este que poderão te esclarecer e tirar mais duvidas. Mas lembre-se, você tem que estar 100% certa da sua escolha.
      Espero ter ajudado!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Reinaldo e Mariane,
    Primeiramente PARABÉNS pelo Blog, estou devorando ele! Acabei de encaminhar minha documentação para a Mohawk para iniciar em Janeiro/2016 o curso de International Business Management Graduate Certificate. Queria até ver com vc a questão dos livros, temos algo em comum entre o meu curso e o seu?
    Bom, tô indo em Janeiro, minha namorada vai em Abril para documentarmos nossa união estável e em Agosto ela vai definitivamente.
    Uma coisa que eu gostaria muito de saber é sobre o seu emprego, como conseguiu? É na sua área de atuação no Brasil ou do curso ae no Mohawk? Ou não?
    Existe uma comunidade de brasileiros ae?
    Enfim, com certeza é uma das muitas perguntar que surgirão!
    Aliás, queria te perguntar sua idade…. eu completo 30 nesse mês…. tem mta molecada no college? Somos vovôs mesmo? hehehehe

    Forte abraço e mto sucesso pra vcs nessa nova vida….

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Jonathan, primeiramente agradecemos por acompanhar o blog. Fico feliz que tenha escolhido o Mohawk. Tenho tido uma boa experiência com o college e espero que você também tenha o mesmo. Em relação ao meu emprego daqui, posso dizer que é na área administrativa, mas não chega exatamente a ser nem o que fazia no Brasil e nem totalmente ligado ao meu curso atual. No entanto, a parte boa é que estou em contato com a cultura organizacional canadense e isso me ajudará quando tiver concluído a faculdade. Consegui este emprego através de um voluntariado que estava fazendo. Fui chamado para uma entrevista e acabei sendo contratado. Aqui em Hamilton tem muitos brasileiros e, pelo que vejo, sempre tem grupos se encontrando para fazer alguma coisa. Já em relação à idade, tenho 36 anos e não sou o vovozinho da classe não. Aliás as turmas são bem misturadas, então fique tranquilo que você estará bem. Continue acompanhando o nosso blog e pode ficar a vontade para fazer as perguntas que desejar. Um abraço e até mais!!!

      Curtir

  3. Olá, Reinaldo e Mariane. Tudo bem? Muito legal o blog de vocês.
    Muito legal também pelo fato de termos um perfil bem parecido em termos de idade. Eu tenho 39 e minha esposa, 37. Temos dois filhos pequenos (4 e 1).
    Somos de SP capital e procuramos um destino diferente dessa cidade caótica que vivemos. Nossa escolha foi pelo interior do Canadá, uma pequena cidade em Manitoba. Inclusive já estou “namorando” um college de lá e assim como vocês, eu (o marido) fui o escolhido para frequentar as aulas.
    Tenho perguntas para vocês mais relacionadas ao processo de visto:
    1 – mais ou menos quanto tempo durou o processo, desde a entrada dos documentos até a resposta final (vocês tem algum check list dos documentos apresentados?)
    2 – como foi a comprovação financeira? Afinal, como você deve comprovar que tem condições de se manter no Canadá? Eu leio muita coisa a respeito e cada fonte diz uma coisa diferente.
    3 – qual foi o maior desafio quando chegaram por ai?
    Obrigado. Abraços
    Alexandre

    Curtido por 1 pessoa

    • Boa noite Alexandre, agradecemos pelo comentário e por acompanhar nossas histórias aqui no Canadá. O nosso processo foi relativamente rápido. Decidimos vir para o Canadá mais ou menos em Maio. Pesquisei as opções de college e quando optei pelo Mohawk College, recebi a carta de aceitação no final de julho. Demos a entrada no visto em agosto e em meados de setembro já estávamos com nossos passaportes em mãos.
      Quanto à comprovação financeira, eles pedem que você comprove que tem condições de pagar pelo primeiro ano da faculdade e se sustentar neste período. E posso te falar? Realmente tenha este valor, porque a gente realmente acaba utilizando. As coisas não acontecem na velocidade que a gente gostaria, portanto é sempre bom vir preparado para as adversidades (principalmente para vocês que tem filhos).
      O maior desafio, tem a ver até com a questão anterior, pois foi justamente encontrar um equilíbrio entre a nossa ansiedade e a velocidade com que as coisas aconteceram. A gente deseja chegar aqui e tudo já dar certo de cara: encontrar a casa dos sonhos, o emprego dos sonhos, quitar a faculdade, mas tudo isso leva tempo (e dinheiro). Tenha paciência, venha preparado e tudo dará certo no momento certo.
      Espero ter respondido as suas dúvidas. Continue nos acompanhando e nos atualize sobre o seu processo.
      Abraços! Reinaldo e Mariane

      Curtir

      • Olá, Reinaldo! Obrigado por compartilhar uma pouco da experiência de vocês. Ajuda bastante.
        Aproveitando, eu lembrei de mais duas perguntas pra vocês:
        1 – Como é a questão da segurança ai? Vocês se sentem seguros a qualquer hora na rua?
        2 – Tem alguma coisa que desapontou vocês quando chegaram ai? Tipo: pensaram que ia ser um jeito e acabou sendo de outro?
        Abraços
        Alexandre

        Curtir

      • Prezado Alexandre, desculpe-me pela demora em responder. Com relação à segurança, posso te dizer que ficamos totalmente tranqüilos por aqui. Obviamente existe criminalidade sim, mas o índice é infinitamente mais baixo do que estávamos acostumados a ver por aí. Como todo brasileiro, ainda me incomodo quando tem pessoas andando atrás de mim, mas acho que isso vai passar com o tempo.
        Uma coisa que nos desapontou sim foi que achávamos que Hamilton, por ser considerada uma cidade grande, teria mais empregos administrativos disponíveis. A verdade é que a gente aprende a superar as dificuldades e continuar em busca de nossos objetivos. Espero ter respondido às suas questões. Abraços e boa semana!!!

        Curtir

      • Olá, Reinaldo. Tudo bem? Uma dúvida: quando vocês deram entrada no pedido de visto, vocês fizeram a chamada Carta de Intenção? Se sim, fizeram em portugues ou ingles? Obrigado/Abraços

        Curtir

  4. Bom dia Reinaldo e Mariane, tudo bem?

    Comecei a acompanhar o blog de vocês a pouco tempo e confesso que está muito interessante.
    Me chamo Marco Antônio e sou estudante de administração. Tenho grandes pretensões de trabalhar e viver minha vida em Hamilton por seu uma cidade estratégica e adorável ao meu ver. Só que para quem está fora da cidade fica difícil saber os percalços da profissão que pretendo exercer, por isso gostaria de saber se vocês tem algum conhecimento que poderia compartilhar comigo sobre essa área, se é realmente promissora e se vale realmente investir ou começar do zero que nem você Reinaldo.

    Desde já agradeço a atenção e desejo muita força ao blog e ao youtube!!! rsrs por favor, faça mais vídeos lá, mostrando a realidade de vocês, mostrando dicas do dia a dia, momentos de lazer que a cidade oferece 🙂 Um abraço pra todos vocês!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Marco,
      Não gosto muito de ser portador de más notícias, mas como você perguntou, vou responder. Hamilton não é exatamente uma cidade com grandes oportunidades de emprego na área administrativa. Os maiores empregadores da região são da área da educação (Mohawk College e McMaster) e da saúde (St Joseph’s Hospital). Além disso, a área social também tem bastante destaque por aqui. Por outro lado, como o custo de vida é mais baixo, existem muitas pessoas que moram por aqui, mas trabalham em Toronto. A questão é: vale a pena ficar horas no trânsito para ir e vir do trabalho? Nós fazíamos isso em São Paulo e isso era algo que nos incomodava bastante. Vale a pena fazer isso aqui também? Acho que você deve ponderar esta questão quando estiver tomando a decisão de vir para cá ou não. Outra coisa que deve pensada é que eles valorizam demais o estudo que é feito aqui. Por isso, acho sim que vale a pena recomeçar do zero aqui. É um investimento alto, mas para quem planeja ficar e construir uma vida aqui, acredito que vale a pena. Espero ter respondido às suas dúvidas. Continue nos acompanhando e nos atualize sobre o seu processo. Boa sorte!!!

      Curtir

  5. Olá, Reinaldo. Tudo bem? Muito frio por ai?
    Queria saber mais sobre como está sendo sua experiência no college. É puxado? Muitos trabalhos? Dá para conciliar o college com um part time? Qual idade média da classe?
    Enfim, qualquer informação que puder compartilhar será bem vinda. Mais uma vez obrigado! Abraços/Alexandre

    Curtir

    • Bom dia Alexandre, por incrível que pareça, o frio ainda não chegou este ano. Estamos aguardando um inverno menos rigoroso desta vez. Quanto ao college, posso dizer que estou gostando muito da experiência e aproveitando ao máximo a oportunidade que tenho de me aperfeiçoar por aqui. Se é puxado ou não, acho que deve variar bastante de curso para curso. No meu caso, tenho bastante trabalhos, portanto estou sempre ocupado com alguma coisa da faculdade. Procuro dividir bem o meu tempo entre trabalho, estudo e família, mas tem semana que essa equação fica meio desequilibrada. A minha classe é bem misturada, com pessoas de diferentes faixas etárias. Como já estou no 3º semestre, posso dizer que é uma classe muito boa, pois só ficaram aqueles alunos que realmente querem seguir em frente. E você, quando planeja vir?

      Curtir

  6. Olá, Reinaldo. Muito legal saber como está sendo sua experiência no college. Esqueci de perguntar qual o curso que escolheu e qual a duração dele? Bom, estamos planejando para junho/agosto do ano que vem. Vimos que o ano letivo, tanto do college quanto da elementary school para a nossa filha começa em setembro. No meio de janeiro faço o Ielts e logo depois darei entrada junto ao college. Caso vocês conheçam alguém que tenha filhos, agradeço se puder passar o contato. Seria legal poder trocar ideias também. Abraços

    Curtir

    • Caro Alexandre, estou cursando Business Accounting. O programa é de 2 anos, mas como tive aulas durante o verão, terminarei antes. Vir em junho ou julho realmente é uma boa ideia, assim você terá tempo para se preparar para o college. Cheguei uma semana antes das aulas começarem e achei extremamente corrido. Tem um grupo no Facebook chamado Brasileiros em Hamilton. Lá você encontrará outras pessoas que têm filhos e estão passando pelo mesmo processo. Vale a pena entrar para o grupo. Abraços e bom fim de semana!

      Curtir

  7. Olá, Reinaldo. Tudo bem? Faz tempo que não escrevo aqui. Finalmente fiz o Ielts e consegui as notas necessárias. Agora é definir o college e mandar os documentos. Fiquei admirado em saber que as aulas tomam praticamente o dia todo (das 9 as 16h). As suas são assim também? Como é possível conciliar um part time? Obrigado. Abraços!

    Curtir

    • Boa noite Alexandre, primeiramente parabéns pelo resultado no IELTS! O primeiro passo já foi dado com sucesso! Agora é importante você pesquisar bastante e tirar mesmo todas as dúvidas nos colleges que tiver interesse para fazer a escolha certa.
      Em relação ao schedule da faculdade, é realmente um fator dificultador, pois a cada semestre você provavelmente terá um horário diferente. Tenho um post no blog “Minha rotina como estudante no Canadá” em que coloco a minha grade de aulas daquele semestre. Depois disso já mudou duas vezes, mas dá para você ter uma ideia de como será o seu. Mesmo assim é possível arrumar um emprego part time e tentar encaixar esse trabalho nas horas vagas. Muito comum nessa fase arrumar algo aos finais de semana ou a noite. Sei que não é exatamente o nosso sonho de consumo, mas temos que pensar que é somente uma fase e que vale a pena o esforço. Boa sorte para vc! Abraços!

      Curtir

  8. Olá Reinaldo! Eu tentei enviar essa mensagem ontem, mas acho q não foi…
    Antes de tudo muito obrigada pela atenção em partilhar conosco informações que só quem tem aí possui. Vocês realmente são muitos atenciosos com os leitores 🙂
    Tenho 2 perguntas…
    1- Para aplicar para o College: você aplicou diretamente pelo site do college (q pelo q pesquisei direciona para o sitite ontariocolleges.ca) ou através de alguma agência aqui do Brasil?
    2- Para dar entrada no visto, você fez tudo sozinho ou contou com despachante? Foi fácil? Tem alguma dica?
    Suuuuper obrigada!!!

    Curtir

    • Ana, primeiramente agradecemos pela mensagem. É muito importante para nós recebermos esse feedback, pois isso nos motiva a continuar escrevendo.
      Quando apliquei para o Mohawk fiz todo o processo direto com o setor de estudantes internacionais. Mandei e-mail solicitando maiores informações e depois este e-mail acabou sendo todo o meu ponto de contato com o college, desde a aplicação até o pagamento da tuition para o primeiro semestre. Você consegue esse e-mail lá na parte de international students no site.
      Uma vez que recebi a carta de aceitação (também por e-mail) dei entrada no visto por conta própria. Não senti a necessidade de despachante, pois li bastante sobre o assunto e acabei reunindo toda a documentação necessária. Dá mais trabalho, mas é totalmente possível fazer.
      Minha dica é que vc não preencha nada que não tenha certeza de que está certo. Tente tirar todas as dúvidas antes para não fazer nada incorreto e atrasar o processo. Caso tenha alguma dúvida e eu souber responder, ficarei feliz em ajudar!
      Abraço!
      Reinaldo

      Curtir

  9. Meu amigo Reinaldo, bom dia.
    .
    Gostaria de pegar algumas orientações no tocante a entrada no Canadá, sou enfermeiro pós graduado, tenho duas filhas e sou casado, estou namorando o Canadá, vou tirar o visto e dando tudo certo estarei viajando dezembro/16, quero conhecer o pais e passar pelo teste do frio, primeira pergunta: A revalidação é difícil? eu posso trabalhar durante minha visita no pais? depois que eu passar pelos testes e começar a trabalhar eu posso tentar trazer minha família? Por favor, me tire essas dúvidas. Fico no aguardo.

    Abraços,
    João Carlos

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá João Carlos, agradeço por estar acompanhando o nosso blog.
      Infelizmente eu não tenho conhecimento a respeito da revalidação do diploma para os profissionais da área da saúde. É um tema interessante, mas que eu só conseguirei pesquisar mais a fundo quando acabarem as minhas provas na faculdade. Sabe como é, último semestre as coisas ficam meio intensas!!!
      Mas voltando as suas perguntas, se você entrar no Canadá como turista, não poderá trabalhar enquanto estiver aqui. Aliás quem vem com esse status não consegue fazer mais nada que não seja passear. Até para contratar TV a cabo, telefone celular, etc, você precisará do Social Insurance Number, que só conseguirá tirar se tiver permissão de trabalho ou estudo/trabalho.
      Para vir e trazer a família você tem que aplicar para o programa de imigração, mas não sou habilitado para passar nenhuma informação a respeito, pois não conheço as regras.
      Desejo boa sorte a você e, principalmente que continue suas pesquisas, para que faça as melhores escolhas e, caso decida vir, que dê tudo certo.
      Abraços,
      Reinaldo

      Curtir

  10. Olá Roni, boa tarde!
    Agradeço pelo contato e por estar acompanhando o nosso blog. Concordo com você e acho o site do Mohawk College um pouco confuso. Escrevi um post há um tempo onde falo se há necessidade de utilizar uma agência para estudar no Canadá. Naquele post eu coloco uns links que te levarão diretamente na parte de valores do college. Já te adianto que cada um dos termos (fall, winter, summer e spring) custará em torno de 7500 dólares canadenses.
    Eu gostei muito do curso que fiz lá, mas não saberia te dizer sobre este que você escolheu. Há um grupo no Facebook, Mohawk College para Brasileiros que você poderia deixar uma pergunta lá e quem sabe aparece alguém dessa área para te auxiliar.
    Espero ter ajudado de alguma forma. Continue acompanhando o nosso blog e entre em contato se tiver mais dúvidas.
    Abraços!
    Reinaldo

    Curtir

  11. Olá Reinaldo e Mariane,
    Acho que já comentei em umas três páginas, rsrs!
    Vamos lá, me Chamo Virginia, tenho 30 anos sou casada com o Alex, ele tem 30 também, temos dois filhos, o João Tobias de 10 anos e o Luis Antônio de 5 anos, há muito tempo que sonho em ter uma vida em outro país, e pensando mais seriamente este ano optei pelo Canadá como opção, fui estudar o clima e achei “menos” frio a província de Ontário, mas é uma província muito grande! Então comecei a “fatiar” e pesquisar as cidades, até que achei a cidade de Hamilton, e “caí” no blog de vocês, o que eu gostaria de saber é sobre a oferta de empregos na cidade, porque meu esposo é motorista de caminhão aqui no Brasil, e não tem formação Acadêmica,te isso deixa ele desconfortável com a ideia da mudança, eu sou formada em Administração de Empresas, mas não sigo a profissão diretamente, sou empresária e empreendedora na área da beleza, dou aulas pelo Instituto Embelleze para formação de Cabeleireiros e Designer de Sobrancelhas, eu sei que encontraremos alguns obstáculos em nosso caminho, mas sabendo que existem pessoas como vocês que estão dispostos a esclarecer algumas dúvidas e disponibilizam informações para um público interessado, gostaria de saber se eu também teria “Facilidade” em encontrar trabalho em algum salão de beleza? Gostaria também de saber sobre os custos de moradia e transporte? E por último, sobre as escolas, para os meus filhos, se são pagas ou se eu consigo matricula-los em escola pública?
    Grata por sua atenção! Felicidade e Sucesso pra vocês!

    Curtir

    • Olá Virginia,
      Já tem tempo que não atualizo o blog, mas agradeço pelo seu contato. Primeiramente vocês precisam decidir de que forma virão, como estudantes, como residentes permanentes? Pesquise bastante todas as possibilidades, pois para construir uma vida por aqui vocês precisarão chegar com toda a documentação necessária para tal.
      Em relação à emprego, Hamilton não é a melhor opção para quem trabalha em escritório, mas como seu esposo tem experiência como motorista e você na área da beleza, de repente conseguem achar algo por aqui. Tem uma comunidade no Facebook chamada Brasileiros em Hamilton. Entra lá e veja que tem uma brasileira dona de um salão aqui.
      Já em relação à escola, se vocês vierem legalmente, seus filhos terão direito a escola pública. Se eles ou vocês forem batizados, podem optar pela escola pública católica que dizem ser melhores.
      Custo de moradia, aqui é melhor do que Toronto, mas os aluguéis subiram bastante neste 3 últimos anos.
      Espero ter respondido às suas dúvidas.
      Abraços e boa sorte para vcs!

      Curtir

Deixe um comentário