Hamilton é uma cidade violenta/perigosa?

Há alguns dias, postei aqui no Blog um texto com a pergunta Hamilton é uma cidade feia? O post de hoje segue essa mesma linha de raciocínio, no entanto, diferentemente do post anterior em que usei minha opinião e visão de mundo, hoje usarei números divulgados por outras fontes para enriquecer o conteúdo.

Acho importante dizer que eu já planejava escrever sobre este assunto, e ele já seria, de fato, o meu próximo post, mas ontem de manhã fui surpreendido com a notícia de que tivemos o quarto homicídio de 2019, pouco mais de uma semana de espaço entre o assassinato anterior e este último. Isso acabou me motivando a realmente publicar o texto o quanto antes.

De acordo com o site oficial do Governo Canadense, o Statistics Canada, o número de homicídios na cidade de Hamilton nos últimos anos foram:

2013: 15

2014: 10

2015: 7

2016: 12

2017: 11

Embora 2018 não faça parte desta lista do Statistics Canada, uma reportagem do jornal The Hamilton Spectator do dia 28 de Dezembro de 2018 indica que o número final foi de 9 mortes. Se eu não me engano, houve uma décima logo depois que esta reportagem foi publicada, mas infelizmente não consegui encontrar uma confirmação online com nome da vítima e informações sobre o caso.

O site MacLeans.ca, no entanto, diz que o número final para 2018 é realmente de 10 assassinatos, confirmando, assim a minha suspeita. Ainda segundo o mesmo site, Hamilton fica na 111 posição em uma lista com 237 cidades mais violentas do Canadá, sendo que o índice geral de Hamilton caiu em 2,73 pontos comparados com os últimos 5 anos, melhorando a posição no ranking, o que é uma boa notícia.

Os dados revelados pelo site citado acima, não levam em consideração apenas o número de homicídios (por 100.000 habitantes), mas também outros tipos de crime, tais como, ataques violentos, violência sexual, ataques envolvendo arma de fogo, roubos, invasões de casas e crimes por fraude.

Uma coisa, no entanto, que merece ser destacada é que, em geral, a polícia divulga que a maioria dos crimes violentos, envolvendo arma de fogo e os homicídios propriamente ditos, são sempre relacionados à disputa de gangues, tráfico de drogas ou algo do gênero. É mais raro vermos notícias de crimes assim acontecendo de forma aleatória, ou vítimas de bala perdida, como estamos tão acostumados a ouvir nas nossas cidades natais.

O fato, porém, de já estarmos na quarta morte de 2019, sendo que as duas últimas foram por esfaqueamento, me faz pensar que o número final será bem próximo ao dos anos anteriores. Até aí, nada muito alarmante, mas saber que em pouco mais de 1 semana tivemos dois casos semelhantes, isso sim já me assusta um pouco mais.

Certamente ainda farei um novo post sobre isso, mas sei que o problema das drogas aqui no Canadá é algo que afeta, e muito, a questão da violência. Um artigo publicado pelo National Post revela que a Escócia é o país primeiro colocado no mundo em relação ao uso de cocaína, sendo seguida, com empate, pelo Brasil, Itália, Portugal, Inglaterra e também Canadá, todos em segundo lugar. O artigo ainda menciona que o preço da cocaína no Canadá é inferior ao de outros países, o que torna ainda mais difícil para os usuários abandonarem a droga.

Eu não sei qual a opinião dos demais moradores daqui de Hamilton, e portanto, peço para aqueles que já vivem aqui na cidade, que deixem seus comentários ao final deste post, mas eu não me sinto inseguro andando pela cidade. Já inclusive mencionei anteriormente que as vezes tenho que trabalhar durante a noite, ou fora do horário convencional, e, em com frequência, volto para casa tarde e caminho normalmente pela cidade, sem aquela sensação de que algo acontecerá comigo a qualquer momento.

Não tive com este post, a pretensão de alarmar ninguém com este assunto, até porque cada um pode pesquisar agora como estão os índices da sua cidade aí no Brasil. Não quero desencorajar ninguém de vir morar aqui em Hamilton, inclusive se vocês pesquisarem cidades de outras províncias, Hamilton ficou melhor classificada que Vancouver, Calgary, Winnipeg, Saskatoon, por exemplo. Podem vir sem medo nenhum.

Acho que por hoje é só. Espero que o post tenha sido esclarecedor. Um abraço a todos e uma ótima semana!

 

 

 

 

3 comentários

Deixe um comentário