A pandemia impactou o número de homicídios na cidade de Hamilton?

Foto por kat wilcox em Pexels.com

Vocês todos já sabem que esse não é o meu assunto favorito aqui no Blog, no entanto, é algo que frequentemente aparece, já que eu recebo muitas perguntas sobre isso.

Em 2019 eu escrevi dois posts falando sobre os números da violência aqui na cidade. O primeiro foi em Maio, e nele eu fiz um comparativo com os números entre 2013 e 2018. O segundo foi em Novembro, e eu aproveitei para atualizar os números para 2019 até aquela data.

Ninguém duvida que 2020 tem demonstrado ser um ano cheio de dificuldades, e infelizmente, os números da violência na cidade acompanham essa tendência.

Até o dia de hoje, já foram confirmados 15 assassinatos na cidade, desde 1 de Janeiro de 2020. Esse número não era tão alto desde 2013, o que é um motivo de preocupação, já que ainda temos mais 45 dias pela frente. 2019 terminou com 14 mortes registradas, e embora esse número tenha sido elevado, o resultado foi melhor do que o atual.

Mas será que 2020 já seria alto mesmo independente da pandemia? Os números dos últimos anos já estavam apontando esse crescimento? É difícil responder sem analisar outros fatores, os quais infelizmente eu não tenho acesso.

Não gosto, no entanto, de olhar as coisas através de números isolados. Acho que quando não fazemos comparações, acabamos tirando conclusões precipitadas. Por esse motivo, decidi olhar no site oficial os números dos últimos anos de algumas das cidades que têm sido bem procuradas por brasileiros aqui no Canadá. Como cada uma delas tem um índice demográfico diferenciado, os dados abaixo consideram o número de homicídios por cada 100.000 habitantes. Importante ressaltar que o número de habilitantes para esse cálculo utiliza o CMA (Census Metropolitan Area), que para a cidade de Hamilton inclui a população de Burlington e Grimsby também (763.000 em 2019).

Os números acima demonstram uma variação muito grande entre um ano e outro, mas isso acontece porque, felizmente, os casos de homicídios são baixos, e uma única ocorrência pode fazer a maior diferença nesse resultado. Em Saint John, por exemplo, 2018 registrou apenas 1 morte, e 2019 foram 3. Olhando apenas o índice de 2019 sendo 2.30, pode nos levar a acreditar que a cidade é super violenta, quando na verdade os números são bem baixos.

Obviamente no ano que vem pretendo fazer essa mesma análise, assim poderemos ter uma melhor comparação se a pandemia impactou muito nos resultados. Sei que estatística não é algo que atrai muitas visualizações aqui para o blog, mas entendo que esses números podem ajudar na decisão da escolha da cidade em que as pessoas pretendem morar por aqui.

Me contem aqui nos comentários se vocês gostam desse tipo de post. Um abraço a todos, e até a próxima!!!

Deixe um comentário