Projeto 6 on 6 Canada – Maio 2021 – Delícias Brasileiras na cidade de Hamilton

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é img_3088.jpg

Há 6 anos, quando cheguei aqui em Hamilton já havia um grupo de brasileiros que morava na cidade há bastante tempo. De 2014 para cá, houve uma explosão no número de brasileiros que começou a procurar o Canadá como uma alternativa para recomeçar a vida, e com isso, Hamilton também virou um destino bem procurado.

Nos meus primeiros anos aqui na cidade, era muito difícil encontrar produtos brasileiros disponíveis. A gente até encontrava pão de queijo congelado Forno de Minas, Guaraná Antárctica, frutas no mercado vindas do Brasil, Café Pilão, mas não eram todos os lugares, e os estoques eram bem limitados.

Com o aumento do número de brasileiros na cidade, a demanda por produtos da nossa culinária começou a crescer. No último ano, provavelmente impulsionado pela pandemia, um grupo de brasileiros começou a se destacar nas redes sociais apresentando as comidas brasileiras mais queridinhas da galera, e assim que eu fiquei conhecendo, tive que experimentar.

Fiz uma lista abaixo com algumas dessas gostosuras, e recomendo muito que vocês experimentem cada uma delas:

Salgados / Pão de Queijo da Brazilian Taste

Tudo mundo já sabe que eu sou completamente doido por Coxinhas. Essa é uma das coisas do Brasil que eu mais sentia falta de comer por aqui. Tentei fazer em casa uma vez e acabei errando o ponto da massa e jogando tudo no lixo. Repeti a tentativa mais para frente, e finalmente deu certo. Mas não é sempre que tenho tempo e disposição para fazer essas coisas, então, eu queria mesmo era encontrar alguém aqui na cidade que fizesse.

Um dia brinquei no meu Instagram que eu queria ter #recebidosdecoxinha, e não é que esse dia finalmente chegou??? A Mahara do @braziliantaste.ca tinha começado a fazer pão de queijo, que por sinal é uma delícia, e eu tinha encomendado algumas unidades. Quando fui retirar, ela havia incluído um presentinho, e adivinhem o que era? Sim, ela tinha começado a fazer coxinhas, e me mandou algumas unidades para provar.

A partir desse dia eu virei fã dos salgados dela, inclusive, no final do ano passado, eu pedi salgadinhos do Brazilian Taste de presente de amigo secreto. Além das coxinhas e pães de queijo, ela faz pão de batata, bolinhas de queijo, risóles e enroladinhos de salsicha. Vale a pena experimentar.

Os docinhos da Doce Magna

A primeira vez que vi os docinhos da Juliana da @docemagna, ela estava anunciando Trufas de Maracujá, e eu não pensei duas vezes antes de entrar em contato com ela. Eu adoro maracujá, e a combinação dele com o chocolate, é simplesmente fantástica.

A variedade de doces que a Juliana oferece é enorme, e eles são uns mais bonitos que o outro. Seja para uma festinha de aniversário, ou para o presente de algum amigo da firma, as delícias da Doce Magna são, sem dúvidas, opções incríveis. Aproveite que deixe o link do Instagram dela aqui para vocês já fazerem o seu pedido.

A Feijoada do Toma Lá

O Toma Lá é um Restaurante Português que já fazia sucesso entre os brasileiros porque ele tem no seu cardápio uma picanha que é sensacional. Nos últimos anos alguns brasileiros foram contratados para trabalhar lá, e adivinhem o que aconteceu?

É claro que esses brasileiros começaram a inserir a nossa culinária por lá, e um belo dia, eles resolveram fazer uma feijoada para ver como seria a aceitação. A Andrelise, a brasileira mais animada que trabalha lá, anunciou no grupo de Brasileiros de Hamilton do Facebook, e os pedidos não pararam de chegar. Esgotou rapidinho. O restaurante decidiu fazer mais uma vez, e o sucesso foi ainda maior. Resultado: agora a feijoada virou um prato fixo um sábado sim e outro não. O Toma Lá tem duas unidades aqui na cidade- uma fica na Upper James Street e a outra na Rymal Road East, e ambas as unidades oferecem a feijoada. Vale lembrar que ela vem completa (arroz, couve, vinagrete, farofa e laranjas), e serve bem duas pessoas. Se você mora em Hamilton e nunca provou a feijoada de lá, não perca mais tempo!!!!

Os Brigadeiros da Bites n Beyond

Um belo dia, a Clarissa da Bites n Beyond me mandou uma mensagem dizendo que gostaria de me enviar algumas unidades do brigadeiro gourmet que ela estava fazendo. Eu não imaginava que ela me mandaria uma caixa CHEIA de brigadeiros, de vários sabores diferentes, uns mais gostosos do que os outros. Fiquei completamente apaixonado por eles.

No final do ano passado, eu encomendei uma caixinha para dar de presente para uma amiga do trabalho. Ela não conhecia brigadeiros, então aquela foi a primeira vez que ela estava experimentando. Ficou doida por eles. Comeu tudo rapidinho, e não dividiu com ninguém.

Na Páscoa foi a vez de encomendar o Ovo de colher, e ele também não decepcionou. Simplesmente demais!

Dos sabores que a Clarissa oferece, os meus favoritos são o de morango e o de limão siciliano, mas vocês também precisam provar o de leite ninho e o surpresa de uva. Pensando bem, você precisam provar todos eles. Deixei o Instagram da Bites n Beyond salvo aqui, pois lá vocês conseguem encontrar o menú e já aproveitam para mandar uma mensagem para a Clarissa encomendando os seus docinhos.

As linguiças do CaBra Sausages

A minha mais nova descoberta de produto brasileiro aqui em Hamilton foi essa linguiça sensacional feita pelos brasileiros da CaBra Sausages. Eles começaram há pouco mais de um mês. Inicialmente eles anunciavam no grupo de Brasileiros de Hamilton do Facebook, pegavam os pedidos na quarta-feira, e faziam as entregas no domingo aqui na cidade.

Com o passar dos dias, e com o aumento da demanda, eles resolveram entrar em contato com os mercados virtuais que atendem essa região de Ontário. Deu certo! Os mercados fizeram um pedido, e incluíram as linguiças em seus sites. Isso deu a oportunidade para as pessoas de outras cidades também experimentarem o produto.

A CaBra Sausages trabalha com duas opções de linguiça: a Original e a Cuiabana, que é recheada com queijo e rúcula. Ambas são bem saborosas, ricas em tempero, e não são apimentadas, já que nem todos gostam de uma linguicinha picante.

Agora que a temporada dos churrascos vai começar, essas linguiças não poderão faltar aí na sua geladeira. Adicione a CaBra Sausages aí no seu Instagram para acompanhar as novidades, e faça o seu pedido no mercado virtual de sua preferência. Você não irá se arrepender!!!

As pizzas da Tia Nastácia

Embora a Tia Nastácia by Sonia Salema não fique em Hamilton, mas sim em Mississauga, eu tinha que falar dela aqui, já que sempre que faço um pedido, a comida é tão boa que vale cada quilometro que eu tenho que dirigir para ir lá retirar.

A primeira vez que provei a pizza da Sonia foi na casa de amigos lá em Mississauga. Depois fui em um aniversário e experimentei também os salgados. No ano passado, já durante a pandemia, eu encomendei essa pizza da foto, e quase chorei quando ela acabou, já que estava deliciosa.

Na Páscoa de 2021 eu fui lá buscar um Ovo de Páscoa feito de coxinhas – o famoso Coxovo, que também estava sensacional.

Eu fico aqui acompanhando o perfil da Tia Nastácia no Instagram, e salivando a cada prato que ela compartilha por lá. Ela me disse que esse é o objetivo mesmo: deixar as pessoas com água na boca, assim elas encomendarão os produtos. Se você é como eu, que fica com vontade de comprar só de olhar para uma foto, então não deixe de conferir o perfil dela, e já encomende a sua gostosura para esse final de semana.


O post de hoje faz parte do Projeto 6 on 6 Canadá. Os demais perfis participantes também estão falando sobre as delícias brasileiras nas cidades delas. Deixei o link dos blogs que fazem parte desse projeto, e convido-os para visitá-los.

Ah, deixe aqui nos comentários qual dessas comidas aqui vocês gostaria de experimentar!

Priscila – Victoria – Embarque com a Pri

Mariana – Calgary – Mariana Day Blog – De bem com a vida no Canadá

Gabriela – Toronto – Gaby no Canadá

Nanda – Ottawa – Sala da Nanda

2 comentários

Deixe um comentário