Onde estudar inglês em Hamilton?

English Book

Nos últimos tempos, principalmente com o aumento da procura dos brasileiros pela cidade de Hamilton, temos recebido muitos questionamentos sobre locais para estudar inglês aqui na região.

Já comentei anteriormente que o Mohawk College oferece um curso bastante procurado por quem tem interesse em continuar os estudos no futuro. Este curso é chamado de General Arts and Science – English for Academic Purposes. O programa é dividido em 8 níveis, cada um com a duração de 7 semanas. Após a conclusão do 8º nível, o aluno já pode entrar diretamente para a faculdade, sem a necessidade de se submeter aos exames oficiais como IELTS ou TOEFL. Para estudantes internacionais, existem 5 diferentes datas de início: Janeiro, Março, Maio, Setembro e Novembro. O valor já não é novidade para ninguém, pois como já mencionei aqui no Blog antes, este é um investimento alto para quem realmente tem como objetivo a continuidade acadêmica.

Mas e aquelas pessoas que vem acompanhar o cônjuge ou está a passeio em Hamilton e pretendem estudar? Será que existe alguma opção mais acessível? Sim, e vou relacionar algumas que encontrei em uma pesquisa recente que fiz sobre este assunto. Vale lembrar que não estou me referindo àquelas pessoas que já chegam aqui com status de imigrante, uma vez que existe um tratamento diferenciado para quem já possui residência permanente no Canadá.

1- Circle of Friends for Newcomers: Embora os cursos  ESL (English as a second language) sejam normalmente direcionados aos residentes permanentes, os visitantes e estudantes internacionais maiores de 19 anos também podem se registrar para as aulas oferecidas por este centro. Os valores são: $3,00 por hora, $45,00 por semana para estudar meio período ou ainda, $90,00 por semana para estudar em período integral. As aulas vão das 9:00 às 11:45 e retornam das 12:15 às 3:00 da tarde. Para ingressar, o aluno faz um teste de nivelamento, oferecido pelo YMCA com o custo de $10,00, e então é encaminhado para uma turma compatível com o seu nível de conhecimento. Para obter maiores informações, acesse o site do centro clicando aqui.

2- St. Charles Adult and Continuing Education: Assim como o anterior, as aulas oferecidas pelo St.Charles também são focadas para quem já tem status de residente permanente ou é imigrante refugiado, no entanto, dão oportunidade para quem está na cidade com outros tipos de vistos e são maiores de 18 anos. Os valores são semelhantes aos do Circle of Friends for Newcomers, até porque eu acredito que eles façam parte de um mesmo projeto, já que na página do St. Charles eles citam o Circle com uma de suas unidades. As aulas vão das 9:00 às 3:00 da tarde, com um intervalo de 30 minutos para o almoço. Também são oferecidas aulas no período da noite (das 6:00 às 9:00), o que é ótimo para quem trabalha e mesmo assim deseja aprimorar o idioma.

3- HWDSB Community and Continuing Education: Oferece classes para adultos maiores de 18 anos que podem ser período integral, meio período ou 2 vezes por semana das 6:00 às 9:00 da noite. Os valores semanais são, respectivamente: $150,00, $75,00 ou $30,00. Durante o verão, existe uma turma com valores diferenciados por um período de 7 semanas (Julho e Agosto) e custa $650,00 para o período integral, $300,00 meio período e $150,00 para 2 vezes por semana. Além disso, o aluno precisa agendar o teste de nivelamento (Canadian Language Benchmark Placement Test – CLBPT) que custa $60,00. Para obter maiores informações, acesse o site da escola clicando aqui.

4- Metropolitan College: localizado na região central de Hamilton, o Metropolitan College, diferentemente das opções citadas anteriormente, é uma instituição privada. O aluno decide quantas semanas pretende estudar e, portanto, o visto precisa ser compatível com o tempo de estudo. Caso o alune opte por ficar estudando em período superior a 6 meses, obrigatoriamente necessitará de um visto de estudante. As aulas começam sempre às segundas-feiras e os valores dependem da quantidade de semanas de curso. Para quem pretende estudar de 1 a 11 semanas, o valor é de $200,00 por semana; de 12 a 23 semanas, $187,00, e a partir de 24 semanas, $175,00 por semana. O valor já inclui material didático, eventos da escola e algumas atividades extracurriculares, como visitas a museus, galerias de arte, etc.

Cabe dizer que obtive estas informações através do site de cada uma dessas escolas, portanto, pode ser que existam informações que não estejam 100% atualizadas. Assim, recomendo que vocês procurem cada um destes órgãos caso tenham se interessado por algum deles.

E se você já está aqui em Hamilton e conhece algum lugar diferente destes que foram citados, por favor, deixe aqui o seu comentário para que os demais leitores também possam ter acesso às novas informações.

Espero ter ajudado aqueles que buscavam este assunto e desejo boa sorte a todos que estão em alguma fase do seu planejamento.

Abraço a todos!!!

 

Anúncios

2 comentários sobre “Onde estudar inglês em Hamilton?

  1. Olá!! me chamo Fernanda e estou adorando o blog. Parabéns!!! Fiquei com um a dúvida. Nos itens 2 e 3 são escolas públicas? Se sim, dá para aplicar visto de estudante nestas escolas? O problema é que não falo inglês, por isso não consigo entrar nos sites respectivos. Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Fernanda, agradeço pelo comentário. Essas duas escolas, até onde sei, não dão acesso ao visto de estudante, ou se sim, os valores seriam outros. Estas informações que passei são para as pessoas que já estão aqui no Canadá ou que virão com visto de turismo (para ficar aqui por até 6 meses) ou com visto de trabalho (para acompanhar o cônjuge estudante ou trabalhador). Elas são escolas voltadas para os imigrantes e refugiados, mas que abrem espaço para os demais que estejam aqui e tenham interesse em estudar também. Espero ter esclarecido a sua dúvida. Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s